quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Os Griots - Ivanise Meyer



Os Griots
Ivanise Meyer

Depois de um bom jantar, com a lua brilhando, as pessoas de uma aldeia na África antiga podiam ouvir o som de um tambor, chocalho, e uma voz que gritava: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Esses foram os sons do griot, o contador de histórias.

Quando eles ouviram o chamado, as crianças sabiam que estavam indo para ouvir uma história maravilhosa, com música e dança! Talvez hoje a história seria sobre Anansi, a aranha. Todo mundo adorava Anansi. Anansi podia tecer as teias mais bonitas. Ele foi quem ensinou o povo de Gana como tecer o pano de lama bonito. Anansi teve uma boa esposa, filhos fortes, e muitos amigos. Ele entrou em muita confusão, e usou sua inteligência e poder do humor de escapar.

Houve outras histórias que o povo gostava de ouvir mais e mais. Algumas histórias eram sobre a história da tribo. Alguns eram grandes guerras e batalhas. Algumas eram sobre a vida cotidiana. Não havia linguagem escrita na África antiga. Os narradores acompanhavam a história do povo.

Havia geralmente apenas um contador de histórias por aldeia. Se uma vila tentava roubar um contador de histórias de outra aldeia, era motivo de guerra! Os contadores de histórias foram importantes. Os griots não eram as únicas pessoas que podiam contar uma história. Qualquer um poderia gritar: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Mas os griots eram os "oficiais" contadores de histórias. O griot aldeia não tem que trabalhar nos campos. Sua tarefa era contar histórias.

Mil anos mais tarde, novas histórias sobre novos triunfos e novas aventuras ainda estão sendo informados pela aldeia pelos Griots.


Comentário:

Gostei muito do conto “OS GRIOTS”, pois na verdade eles eram os oficiais contadores de histórias. Os griots depois do jantar contavam histórias para as crianças.

Na hora que elas ouviram os gritos e os tambores elas sabiam que os griots iam contar histórias para elas como a da aranha, e outras belas histórias interessantíssimas.

Eles moravam em uma aldeia, e eles não precisavam trabalhar no campo, a tarefa deles eram contar histórias para as crianças, e fazer um sorriso brilhar nos rostos de cada uma das crianças.

Os contos de origem africana são bem legais pois falam de onde surgeiram as coisas de hoje, têm  muita lógica,  bons contos de se ler!  Como os griots uma coisa tão fácil de falar mais uma coisa tão bela de  se vivenciar!
Não podemos discriminar as pessoas pela cor, jeito ou forma de ser. Pois todos somos iguais.

Colégio Estadual 10 de Maio
Aluna: Naira Aparecida da Silva Braga
Turma: 902
Professora: Beth Vitória
Disciplina: Português
Assunto: “ UM CONTO DE ORIGEM AFRICANA- OS GRIOTS”.
.
Dica de link interessante e de onde foi pesquisada a foto que ilustra a postagem:http://vouemboraparaparsagada.blogspot.com/2010/06/griots.html
.

Nenhum comentário: